
O Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza o III Workshop CRIA/CEREIA: Inteligência Artificial em Saúde – Aplicações e Novos Desafios. O evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro, das 8h30 às 17h30.
No dia 22/01, a programação é gratuita, aberta ao público e acontece no Auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC (Bloco 334, 1º andar, no Campus do Pici, em Fortaleza. No dia 23/01, as atividades são reservadas apenas aos pesquisadores do projeto CEREIA.
Para essa terceira edição, o evento traz discussões sobre as aplicações das pesquisas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados em saúde, e os novos desafios que se apresentam nesse cenário. Os interessados podem se inscrever até 21/01 pelo formulário disponível neste link: https://forms.gle/33nkjZzDDWjizDmYA.
O workshop contará com quatro mesas temáticas que abordarão temas relacionados à saúde pública e à saúde suplementar, aspectos teóricos e aplicados da IA em saúde, promovendo a difusão do conhecimento produzido pelos pesquisadores do projeto Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA) e o público participante.
As mesas serão compostas por pesquisadores e especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Grupo Hapvida, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
O III Workshop CRIA/CEREIA é um momento excelente para aqueles que buscam compreender os usos e avanços da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados, com especial ênfase na área de saúde. O evento é gratuito e aberto a profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados nos temas.
Dia 22/01
8h30 – Credenciamento
9h00 – Abertura
9h15 – Mesa 1: Ciência de Dados e Saúde Pública
Prof. José Soares (CRIA-UFC)
Dr. Antonio Silva Lima Neto (Tanta) – Secretário Executivo de Saúde do Ceará
Mediação: Profa. Georgia Cruz (UFC)
10h15 – Intervalo
10h30 – Mesa 2: Da Anamnese ao Diagnóstico: possibilidades para modelos de processamento de texto, sinais e imagem em Saúde
Prof. José Macedo (UFC)
Prof. Guilherme Barreto (UFC)
Prof. Pedro Alcântara (UFPI)
Mediação: Profa. Ticiana Linhares (UFC)
12h00 – Almoço
14h00 – Mesa 3: IA aplicada: como a IA tem sido utilizada na saúde suplementar na prática
Prof. Pedro Alcântara (UFPI)
Prof. Javam Machado
Prof. Vasco Furtado (Unifor)
Prof. José Soares (UFC)
Rafael Miranda Ferreira (Hapvida)
Mediação: Prof. Rodrigo Porto (UFC)
16h00 – Intervalo
16h20 – Mesa 4: Novos desafios para as pesquisas em IA aplicada
Prof. José Soares (UFC)
Prof. Raimundo Costa (FUNCAP)
Prof. Pedro Alcântara (UFPI)
Participação adicional a confirmar
Mediação: Prof. Jorge Soares (UFC/FUNCAP)
17h30 – Encerramento
23/01 – Programação Reservada aos pesquisadores CEREIACEREIA
Sobre o CRIA e o CEREIA
Em funcionamento desde 2023, o Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é resultado da aprovação do projeto homônimo CEREIA (Centro de Referência em Inteligência Artificial) em seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para a instalação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial (IA). O CEREIA é resultado de parceria entre a UFC e o Grupo Hapvida.
O CRIA foi criado em um contexto de efervescência no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), especialmente na área de Inteligência Artificial, e está fundamentado em sólidas bases acadêmicas, fortalecidas por uma rede de instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras e pelas contribuições do ecossistema de empreendedorismo e inovação do estado do Ceará.
O Centro está, atualmente, sediado nas instalações do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), no Campus do Pici, e conta ainda com três instituições parceiras: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), além do apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e interveniência da Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FCETREDE).
